Bem vindos ao Almeja

Sabores reconfortantes e acolhimento genuíno encontrámos num restaurante recente da Invicta, o Almeja, que abriu as suas portas no final de Novembro do ano passado.
Encontra-se localizado numa zona nobre da Baixa muito pertinho do mercado do Bolhão. Estávamos muito curiosos com aquele que até as más línguas dizem maravilhas.😏

Este é um projecto que tem cerca de dois anos e tudo começou quando o casal ainda vivia em Barcelona. O Chef João Cura começou a trabalhar em restaurantes como o Monvínic, o Cinc Sentitis com uma estrela Michelin e o Dos Cielos com duas estrelas. A sua esposa Sofia Amaral Dias trabalhava na área farmacêutica.
Estava na hora de voltarem para Portugal, de procurar um lugar e de concretizar o sonho e os projectos pensados e de abrirem algo a dois. Depois de alguma procura tudo encaixou na perfeição com o local, zona e sítio escolhido.
E foi que de uma antiga mercearia de cafés Japonesa nasceu o Almeja. Al me jar no sentido de querer muito, de desejar muito. Ainda tudo não passava de um sonho e já era uma coisa que queriam muito que acontecesse. Um nome que já tem tantos anos como o projecto! Ainda viviam em Barcelona e já tinham o nome escolhido, longe de saberem que vinham parar ao Porto, que seria este o espaço… mas o nome já existia  .👀
Com a voz doce e olhos ternos a Sofia orgulhosamente revela que a decoração foi da sua autoria  e que planeou tudo com imensa dedicação e amor tentando ir ao encontro do espaço já existente e de forma a preserva-lo.
A parede de espelhos é original bem como o mosaico e a pedra. A preocupação era enquadrar tudo para que no final fizesse sentido. E fez !
O restaurante serve cozinha do autor, com raízes e produtos portugueses sendo “casual fine dinning” . A premissa primordial é que as pessoas que visitem este este espaço se sintam em casa.
O Chef João Cura surpreende com a sua criatividade a cada novo prato.
Revelou-nos que o produto que mais gosta de trabalhar é o arroz carolino (curioso).😊

 Existem duas salas com boa iluminação onde os pormenores fazem a diferença! Adorámos as bolas de musgo, os guardanapos em linho e o calor das toalhas húmidas que são gentilmente oferecidas aos clientes antes de efectuarem o pedido.
O Almeja prima pelo cuidado e requinte sem dúvida alguma. “A Simplicidade é irmã do requinte” aplica-se divinalmente a este restaurante.
Existe um delicioso jardim exterior onde podem ser servidas as refeições, mas com este frio só mesmo com mantinha.

Não temos dúvida de que no Verão deve ser magnífico degustar a cozinha do Chef no acolhedor jardim.

Sala  que dá para o jardim
Ao almoço tem a possibilidade de almoçar o menu executivo e à noite o menu de degustação ou o serviço à carta.
Começámos com um prato de Alho Francês, Malte e Alho Negro
E continuámos com
Puré de Tupinambo com Cogumelos Selvagens e Limão 
Foi mais uma experiência gastronómica que o nosso palato conheceu.
Quem sabe não voltaremos no Verão para jantarmos no jardim o menu de degustação❤
Rua Fernandes Tomás 819-Porto
Telefone-222 038 120
E-mail- geral@almejaporto.com


.

Partilhar